Universo e Planeta Terra

Definição de galáxia 

Galáxia é uma palavra que deriva do termo grego galaxias kyklos que significa "círculo leitoso". De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, uma galáxia é um conjunto de grande dimensão constituído por uma quantidade variável de estrelas, planetas, poeira interestelar, gases e partículas ligadas pela força da gravidade, assim como pela pouco conhecida matéria escura.  
O tamanho das galáxias varia muito. Existem algumas que são constituídas por “apenas” alguns milhões de estrelas e outras por vários triliões de estrelas que orbitam em torno do centro da galáxia. Algumas contêm grande quantidade de gás e poeira, formando estruturas de braços espirais, onde novas estrelas são formadas .  
Dentro das galáxias existem várias subestruturas, como as nebulosas, os cúmulos estelares e os sistemas estelares múltiplos. Desde a Terra, todas as estrelas que são visíveis a olho nu pertencem à nossa própria galáxia, isto é, à Via Láctea.  

 Modelos de Galáxias 

Podemos dividir as galáxias em quatro tipos: elípticas, espirais e irregulares.  
As galáxias elípticas apresentam uma forma esférica ou elipsoidal, e não apresentam estrutura em forma de espiral. As suas estrelas são maioritariamente estrelas velhas. Este tipo é designado pela letra E seguido de um número que pode ir de 0 a 7. Uma galáxia E0 tem uma forma quase esférica e uma E7 tem uma forma bastante alongada. (Francisco 2012). As galáxias elípticas correspondem a aproximadamente um terço das galáxias, que variam em tamanho desde galáxias anãs que são muitas vezes difíceis de identificar a galáxias gigantes como a M70, que está localizada na constelação de Virgem. A forma achatada destas são provocadas pelo movimento orbitais das estrelas no seu interior e não devido a rotação das mesmas, se apresentando como um aspecto dinâmico que resulta na variação do achatamento de acordo ao período temporal de acordo a escala temporal cósmica, ou seja, numa escala de bilhões de anos. Outro fator que caracteriza este tipo de galáxias é a quase inexistência de estrelas jovens, gás e poeira por se tratar de estrutura galácticas mais antigas onde já foi concluída a formação estelar, possuindo normalmente estrelas de tipo II, estrelas vermelhas com baixa metalicidade. 
As galáxias espirais apresentam uma estrutura em espiral em volta do núcleo. As espirais subdividem-se em outros dois tipos: galáxias espirais normais designadas pela letra S, e caracterizam-se por um disco em que os braços em espiral surgem a partir do núcleo galáctico; galáxias espirais com barra (ou barradas), designadas por SB, sendo parecidas com as espirais normais possuem a particularidade de os braços em espiral emergirem das extremidades de uma concentração de material em forma de barra. Toda espiral possui duas componentes morfológicas: disco composto por gás e estrelas onde encontra-se a esturra espiral e esferoide de estrelas, com pouco gás e pouca poeira. A classificação ocorre a partir da análise do tamanho do bojo e o grau de enrolamento dos braços espirais. Sendo assim as espirais 
ordinárias possuem braços espirais que partem do núcleo tendo como exemplo Sa: núcleo maior, braços pequenos e bem enrolados, Sb: núcleo e braços intermediários e Sc: núcleo menor, braços grandes e mais abertos. Já as espirais barradas possuem braços espirais que partem de uma barra formada de estrelas. 
São classificadas como galáxias irregulares, as que possuem estrutura irregular e caótica que não atendem aos padrões que compõem o esquema desenvolvido por Edwuin Hubbler. Um exemplo deste tipo de galáxia é a M82 que possui um disco distorcido, esta distorção está diretamente relacionada com a interação gravitacional que a mesma tem com a galáxia vizinha a M81. Até a década de oitenta do século XX as únicas galáxias irregulares que se tinha conhecimento era a Grande e Pequena Malhadas.                       

Referência: 


As Galáxias (http://www.if.ufrgs.br/fis02001/aulas/galax.htm) Acessado em 16/11/17. Francisco, Patrick. Site Astronomia, 2012. (http://www.siteastronomia.com/o-que-e-umagalaxia). Acessado em 16/11/17.  GALÁXIAS (http://www.if.ufrgs.br/oei/hipexpo/galaxias.pdf) Acessado em 16/11/17. TIPOS DE GALÁXIAS. Nat Nature, 2011. (https://netnature.wordpress.com/2011/03/25/tipos-de-galaxias/)   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog